Costumes do povo sírio - Os cumprimentos

http://conexaoarabe.blogspot.com

Costumes Sírios

Olá hoje eu quero falar sobre o modo como os sírios se cumprimentam quando encontram um amigo e quando cumprimentam  alguém que estão conhecendo ou estrangeiros.

Eu escolhi essa foto que tirei bem próximo ao Hotel Fardoss e esses simpáticos garotos que estavam saindo do colégio na hora que passei de taxi por lá e eles foram falar comigo, muitos fofos esses meninos.

Dos costumes dos sírios que eu mais tive dificuldade de aceitar como normal é o osculo masculino, os sírios quando encontram amigos e ou parentes queridos trocam muitos beijos no rosto e até na testa.

Cara era muito estranho ver meu namorado trocar beijos com os amigos, e olha que ele tem amigo pra caramba, e aqueles que ele tinham mais apreço os beijos eram mais afetuosos. Muito estranho pois meu namorado não é gay, os amigos também não, mas ver aquele amor todo era demais pra mim.

A primeira vez que eu vi ele cumprimento o amigo dele mais chegado, eu quase tive um troço era muito esquisito ver ele todo amável com o Tarek .

Eu não aguentei chamei ele no reservado e falei amor eu sei que é sua cultura e tal, mas para mim é muito estranho ver dois homens assim, parece um casal gay e tal. Dai ele explicou que é costume deles e tal, que o Tarek é um amigo muito próximo dele e que não era para eu ter ideias ruins sobre a masculinidade dos homens sírios e que eu logo ficaria acostumada com a situação.

Sério quando eu vi os outros homens se cumprimentando daquele jeito eu não ligava, mas ele sim porque eu sou muito ciumenta então aquilo era quase como uma traição para mim.

Ele começou então a evitar as afetuosas maneira de expressar apreço pelos amigos, pelo menos na minha frente e na segunda viagem ele praticamente aboliu o osculo enquanto eu estava lá.

Sei que é bobeira minha porque isso não é só costume dos sírios sendo do povo semita em geral essa pratica e a própria Bíblia relata que Judas o traidor deu um beijo na face de Jesus para saberem que era o Messias que eles deveriam prender, no caso os romanos.

Mas os sírios só beijam parentes e amigos, homens que não são próximos eles cumprimentam com tradicional aperto de mãos assim como tratam com os estrangeiros.

Os sírios muçulmanos normalmente não cumprimentam fisicamente mulheres mesmo quando são ocidentais, disso eu vi um pouco de tudo, a maioria dos homens me cumprimentavam com aperto de mãos ou somente com o tradicional salam, ou colocavam a mão no coração quando queriam me cumprimentar e pelo que o meu namorado falou era um sinal de respeito e ele me cumprimentava com o coração ou  algo nesse sentido. Isso acontecia com os amigos e parentes deles, já os safadinhos que tentavam manter contato comigo quando estava sozinha, tipo vendedores, pessoal do hotel, dos cafes vinham com um aperto de mão, mas eu me sentia desconfortável pois nunca sabia quando estavam sendo apenas gentis ou estavam flertando e isso não é  bem visto pois as sírias não costumam manter contatos desse tipo em publico, claro que elas não tem nada de santas, pois flertam a vontade e passam o numero do celular, mas para manter a pose e se fazerem de difícil não deixam eles terem esse tipo de intimidade, pelos menos não em publico.

As mulheres costumam se cumprimentar com beijinhos no rosto quando são amigas, mas não devem cumprimentar os homens do mesmo jeito.

Eu  não sei dizer ao certo como isso ocorre com as mulheres cristãs pois eu só convivi com muçulmanos e agora na minha próxima  viagem vou tentar interagir mais com os cristãos, coisa que eu lamento muito não ter feito.

Hoje encaro com mais naturalidade os beijos fraternos do homens, principalmente com relação ao meu namorado, mas mesmo assim ainda parece estranho.

Cultura é uma coisa muito louca mesmo, nós brasileiros temos uma cultura bem aberta mais com coisas como essas ficamos meio escanda lizados pelos menos eu fiquei.


SALAM







You May Also Like

2 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!