Lembranças de Damasco - Souk Al Hamadiyeh



Lembranças de Damasco - Souk Al Hamadiyeh

Olá gente !!! Esta noite eu quero falar sobre mais uma vez sobre o Souk Al Hamadyeh, o mais famoso mercado árabe de Damasco. Souk em árabe significa mercado e se pronuncia suk al hamadiah.

O Souk Al Hamadiyeh foi inaugurado em 1863 pelo sultão otomano Abdul Hamid, dai a razão do souk ser chamado de Hamadyeh ou seja era o mercado do Hamid, em uma tradução literal. Porém a parte central foi erguida em 1780. O mercado tem mais de 200 anos e é uma das maiores atrações do Bab Toma na Cidade Velha de Damas.

O Souk Hamadiyeh é um emanharado de lojas localizadas no parte central e também das ruelas laterais e também faz ligação com o Long Souk que fica na Rua Chamada Direita que foi mencionada na Bíblia por causa de Paulo.



No Souk encontramos uma variedade imensa de lojas  desde vestido de noivas e arguile até a rua do ouro, onde só existem lojas que vendem jóias e as peças de ouro ficam em araras na porta da loja, pois não há riscos de roubos como aqui no Brasil. Eu achava isso muito legal, tipo de noite tava a lojinha aberta com o mostruário de ouro na porta.


Além dos artigos já mencionados encontramos também lojas de enxovais para noivas, para bebês, lojas de hejabs, lojas de abayas, lojas de tapetes, lojas de lingerie vendendo de tudo um pouco até parecendo uma sex shop ao ar livre e as muçulmanas compram sem constrangimento algum, e nós aqui no Brasil, país do carnaval as lojas eróticas costumam ser discretas e as pessoas na maioria das vezes compra tudo pela internet  por causa da vergonha, lá no Souk elas compram, levam de presente e quem vende são homens .... eu me acabava de rir, pois eu tinha mais vergonha do que elas ....hehehhehehehe


O Souk é um dos meus lugares preferidos de Damasco e eu passava horas lá batendo perna e aprendendo a negociar pois eles queriam passar a perna em mim a toda hora quando ia sozinha e as vezes até quando meu namorado tava junto eles queriam cobrar mais caro.

A rua principal do souk é mais interessante e onde estão as melhores lojas. A cobertura do mercado feita de folhas de zinco é um detalhe a parte pois devido a um bombardeio que Damascos sofreu há uns 50 anos atrás, o telhado ficou todo furadinho de bala e quando a luz do sol atravessa o telhado pelos buraquinhos fica como estivesse chovendo luzes dentro do souk.

A entrada do souk pela Omayad Mosque, é uma antiga construção romana que se eu não me engano, meu namorado falou que no lugar existia um templo do deus apolo, mas eu não tenho certeza se é realmente essa ou a outra ruína que fica atrás da mesquita mas em direção da entrada do Bab Touma.( preciso confirmar com ele).



Uma das lojas que mais amo no souk é a de pashiminas que fica logo na entrada do mercado vindo pela Omayad Mosque, o dono é um rapaz loiro de olhos claros muito simpático, que vende as pashiminas, xales e lenços femininos mais lindos das arábias, o preço é um pouco salgado mas se voce negociar pode conseguir um preço legal e voltar com a mala cheia de pashiminas lindas !!!!

As lojas de jóias e bijuterias também são um arrazo e se encontra bons preços em peças lindas e eu fico me perguntado aonde eles acham tanto ouro assim....



Nas ruelas transversais existem muitas lojas de especiarias, doces, nuts, de artigos de metal, decoração entre outros.

Próximo ao Azem Palace fica a melhor loja de perfumes árabes de Damasco e o rapaz prepara na hora e vai misturando as essências e testando na sua pele pra vê como fica. A loja fica sempre cheia e o rapaz muito simpático e atencioso é uma graça.







A simplicidade é o que mais encanta que visita o souk pois é um lugar onde todos se encontram desde os mais humildes de  Damasco até os abastados turistas do golfo pérsico e passear pelas vielas do Souk Al Hamadiyeh é voltar ao passado e conhecer a Damasco medieval.

Outra loja que eu adoro é a sorveteria Bakdash leia o post que vale muito a pena visitar.

A Síria está voltando aos poucos ao normal como era em até 2010, antes da primavera árabe começar e em breve vai ficar segura para que receba de novo os turistas estrangeiros, para que desfrutem da beleza e magia que somente a Síria tem e você poderá ver com os próprios olhos tudo que a essa blogueira vem falando sobre a Síria nesses ultimos meses e eu lamento muito não ter começando com o blog na época que viajei masss agora em Agosto eu irei voltar e vou começar a detalhar os preparativos e o roteiro pois pretendo conhecer cidades que não pude conhecer nas viagens anteriores e rever aquelas como Maaloula leia aqui (leia também) e Lattakia (leia Lattakia) que não deu pra aproveitar melhor.

Termino o post com uma foto da Bakdash que não foi feita por mim mas que me faz relembrar toda vez que olho para essa foto.



Espero que tenham gostado.

SALAM

You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!