Receita Árabe - Baba Ghanoush

Receita Árabe - Baba Ghanoush

Esta pasta de berinjela muito conhecida de quem aprecia a culinária árabe é muito confundida com outra pasta também a base de berinjela, o moutabal receita aqui.

Tanto o baba ghanasouh, moutabal, hommus fazem parte do que os sírios chamam de mezzeh, que nada mais é do que acompanhamento e entradas que são servidas nas mesas árabes. Pelo menos eu comia desse jeito lá na Síria, mesa farta que me fazia ficar perdida com tantas opções.

As receitas de moutabal e  baba ghanoush são muito perecidas e por isso tanta gente confunde os pratos!

Vamos lá.

Ingredientes.

* 1 berinjela média
* sumac (melaço de romã) se não tiver pode usar shoyo
* 1/2 xícara de chá de nozes picadas
* 50 gramas de salsa picada
* 1 tomate médio picado sem sementes e pele
* sal a gosto
* 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem

Preparo

Comece colocando a berinjela para tostar direto na chama do fogão até que fique tostada por fora e macia por dentro e vai virando para os dois lados fiquei iguais. Esta forma deixa a berinjela "defumada" e nenhuma outra forma de cozimento deixar sua receita com o sabor perfeito se não for feito deste jeito ( essa parte é idêntica a preparação do moutabal).

Depois de cozinhar por 15-20 minutos,  cubra a berinjela com filme plastico e aguarde por pelo menos 20 minutos e depois retire a pele tostada do legume e em seguida amasse a berinjela com um garfo até obter uma pasta.

Misture a pasta o tomate picado, as nozes picadas, a salsa picada, o sumac ou shoyo, o sal a gosto e o azeite e sirva acompanhado de pão sírio, torradas ou com outras receitas árabes como o kibbeh, kebab, kafta  entre outros.

Espero que gostem da receita.

Salam

You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!