Chá Turco de Maçã

Foto da Internet
Chá Turco de Maçã - Elma Çay

Olá Habibtys !!!

Primeiro queria pedir desculpas pela ausência de posts nestes últimos dias  .... a semana foi pesada, fiz muitas vistorias e ainda tive que acompanhar um acidente com vazamento de oléo mineral de 03 transformadores de energia na beira do Rio Paraíba do Sul, foram 03 dias tendo que acompanhar a retirada do solo contaminado e tal. Mas vou tentar colocar os posts em dia neste final de semana.

Outra coisa  é que eu vou parar de fazer posts sobre  cantores e clips até eu conseguir colocar letra e tradução para todos os vídeos postados aqui no Conexão Oriente. Espero que  pelos menos até o final do mês de Agosto eu consiga fazer o up to date dos posts de música.

Pois bem vamos ao chá de maçã turco. Este chá é o mais consumidos pelos turcos e são oferecidos aos turistas nos hotéis, restaurantes, bares, cafes, lojas de tapete e arguile e em outras centenas de lugares.

O chá de maçã ou elma çay em turco, é docinho, sempre servido quente e é perfeito para acompanhar as sobremesas como a delicia turca ( doce de gelatina colorido ) e a baklva (doce feito com massa folhada, calda de açuçar e recheios deliciosos).

O chá feito da forma tradicional utiliza-se fatias de maça secas, compradas em empórios, mercados mas tem opção de comprar o industrializado em forma de saches, em pó ou em caixinhas tipo longa vida, que você pode trazer para consumir aqui.

O charme está em consumir o chá que é servido em um copinho todo decorado em forma de tulipa, que o simbolo da Turquia ( o logo da Turkish Airlines também é uma tulipa) com um pires também decorado e uma colher.

                                                                       Foto da Internet

Os copos são um detalhe a parte, pois são lindos com suas pinturas feitas  a mão com detalhes dourados, vermelho e outras cores ... dão um toque a mais no seu chazinho de maçã.

Receita 

O modo correto de fazer esse chá é usar as fatias de maçã seca, canela em pau, cravos da Índia e água quente.

Se você encontrar as fatias de maça secas aqui no Brasil, você pode usar cerca de 150g de fatias de maçã seca, 1 canela em pau, 2 cravinhos da Índia e 1 litro e meio de água. Ferva a água  juntamento com os ingredientes por uns 15/20 minutos em uma chaleira, sirva e adoce a gosto.

Se não achar as fatias secas de maça, utilize o bom e velho chá em saquinho ... mas precisa adaptar a receita ... colocando os ingrediente  em uma chaleira  e depois coe e sirva ou então  ferva somente a água e coloque os ingredientes separadamente em cada xícara ou copo e coloque a água sobre eles e mexa bem.


Eu vou tentar fazer as fatias de maças secas em casa e se ficar legal eu posto aqui!

Eu sou suspeita para falar pois sempre gostei de chá de maçã mesmo antes de viajar para Turquia.

Selam !









You May Also Like

5 comentários.

  1. Andrei voltei de novo no seu blog, eu passei uma semana sem passar por aqui. Tive problemas com a minha conta no google, e além entrou vírus no meu computador.
    Agora estou usando o computador da minha irmã.
    ABRAÇOS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Salam Wanilson !

    Bem-vindo de volta querido !
    Espero que consiga restauras seu pc !!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. E vc sempre matando o povo com essas receitas meu deus rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Pois é esse chá é muito bom e fica melhor ainda comendo junto com um docinho turco !

    ResponderExcluir
  5. achei em pó, mas nao fala receita ou quantidade, entao nao sei quanto usar para uma xicara, por exemplo. pode me ajudar? obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!