Lembranças de Damasco - Jaramana

 
Lembranças de Damasco - Jaramana

Oi Habybts

O post de hoje sobre a Síria, é um de um lugar muito simples na província de Damasco chamado Jaramana. Embora fique praticamente  na cidade de Damasco, Jaramana é classificada como pertencente a província que leva o mesmo nome da capital da Siria.

Para quem não conhece, Jaramana é um campo de refugiados iraquianos e palestinos mas claro também moram sírios lá. Embora seja considerado um campo de refugiados, não é um campo com barracas espalhadas e tal. É uma bairro com casas e muitos blocos de apartamentos com água, luz , telefone, Internet, comércio forte com restaurantes, lojas, mercearias e muito mais.

Na minha segunda viagem á Síria passei grande parte da minha estadia em Jaramana e eu gostei de misturar ao povo comum, junto aos refugiados e sírios também. Mas não tinha jeito, eles sabiam que eu era estrangeira mesmo sem abrir a boca pra dizer uma palavra e ele já falavam comigo em inglês.  E olha que em Jaramana tem muitos cristãos, uma vez que grande parte dos iraquianos refugiados  em Jaramana são cristãos, ou seja se vestiam de forma mais ocidental mas mesmo assim, ele sabiam que eu não era nativa.

Eu achei o Jaramana muito parecido com o bairro Retiro aqui de Volta Redonda, pois  ambos possuem um comércio muito diversificado, com lojas de bikinis, shorts e blusinhas, mini saias, vestidos .... tudo a moda ocidental. Se não fosse pelos banners e placas em árabe, poderia se dizer que eu estava passeando pelo Retiro.

Eu visitei muitos pontos turísticos de Damasco, mas com certeza eu gostei bastante de fazer coisas que os damasquinos fazem, os lugares que ele frequentam para fumar arguile, beber chá, comer peixe com fritas ou frango, tomar o sorvete da Bakdash mas isso na capital Damasco.

Em Jaramana tinha tantos restaurantes com comida boa e barata e gente simpática tipo do interior. Jaramana fica na beira da Rodovia do Aeroporto e pra quem vem de Damasco, tem percorrer metade da rodovia no sentido aeroporto para pegar o retorno para Jaramana.

Esse é mais um pedacinho que eu amo da querida e amada Síria ! Que a guerra acabe logo e eu posso voltar e rever todos lugares preferidos e com certeza voltarei a Jaramana.

Como sempre umas fotos de Jaramana






Salam !

You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!