domingo, 19 de agosto de 2012

Viajar de Ônibus na Turquia

Viaja de Ônibus na Turquia

Eu estou planejando minha próxima viagem ao Oriente Médio e a Turquia será meu principal objetivo nesta "expedição". Pois pretendo passar cerca de 20/25 dias viajando pelas Arabias e a diferença de dias, se deve ao fato de não ser possível ainda, saber se no próximo verão do Hemisfério Norte, a Síria já estará em uma situação mais ou menos estável, como era na época que viajei para lá.

O plano inicial é fazer Dubai, Turquia e Síria. Se tiver tranquilo em Julho/Agosto 2013 eu farei um tour pelos 03 lugares em 25 dias, senão devo ficar só uns 20 dias no máximo entre Turquia e Dubai.

O roteiro ainda está sendo montado na minha cabeça e claro depende de coisas como a situação na Síria que envolve não só a segurança como também a disponibilidade do Ahmed, porque  né amores, depois de tanto tempo sem ver o meu habibi, nunca que eu estando nas Arabias vou me permitir ficar longe dele !

 Meu roteiro pelas terras turcas deverá durar mais ou menos 15 dias ... porque se eu for só na Turquia e Dubai, penso em ficar 15 na Turquia e 05 em Dubai. Se Síria for confirmada preciso cortar uns dias da Turquia e acrescentar nas terras  de Sham.

O tour na Turquia, seria mais ou menos assim: uns 5 dias em Istambul, uns 4 dias na Capadócia, 01 dia em Pamukkale/Denizli, uns 02 dias em Kusadasi/Izmir, 02  dias em Ankara e 01 dia gasto nos deslocamentos. Pretendo fazer todos ou a maior parte dos deslocamentos por terra.

A Turquia não é um país gigante como o Brasil, mas é relativamente grande quando se leva em consideração atravessar o país por terra, mas especificamente de ônibus.

Eu fiz um esquema bem simples no mapa  da Turquia, dos lugares que pretendo visitar para vocês terem uma idéia.

Eu pretendo fazer o tour pelo interior e finalizar em Istambul. O esquema no mapa, mostra a rota que pretendo fazer que é: sair de Istambul de ônibus e ir até a capital Ankara, de lá seguir até a Capadócia, depois ir até Pamukkale, continuar e ir para as cidades próximas de Kusadasi antiga Éfeso e Izmir antiga Esmirna e por último  retornaria para Istambul.

Ankara ainda não é 100% e por ser eu troque por Antalya no litoral e a rota mudaria um pouquinho. Eu viria direto para Capadócia, depois Antalya, Pamukkale, Kusadasi/Izmir e voltaria para Istambul.

Eu quero fazer a maior parte do tour por ônibus de linha, para conhecer o país melhor, ver as paisagens mudarem e poder ficar mais próxima dos nativos.

A Turquia tem excelentes empresas de transporte rodoviário, com ônibus confortáveis, serviço de bordo com rodo-moço, entreternimento nos assentos como nos aviões e por preços bem em conta.

Quando comecei a falar sobre viajar de ônibus pela Turquia, meu amigo turco Fuat acabou me indicando a empresa Ulusoy, pois ele sempre viaja por ela entre Istambul e Ankara.

Pesquisando pela web, em revistas, eu acabei confirmando as boas indicações da Ulusoy mas descobri outras excelentes empresas de ônibus como: Varan Bus, Metro Bus, Nevsehir Seyahat e Pamukkale Turizm. Eu vou tentar viajar por cada uma delas nos trechos que são atendidos por elas.

Então vamos conhecer melhor as empresas de ônibus turcas.

                                                              Rodoviária Turca

Vou tentar falar o básico sobre cada empresa, tipo um resuminho!

Ulusoy Bosfor Turizm

A Ulusoy possui  muitas rotas por toda a Turquia partindo de Istambul em ônibus confortáveis e com serviço de bordo. Como são muitas as rotas eu deixo o link do site com os trechos atendidos pela empresa aqui . Os principais destinos partindo se Istambul são as cidades de: Ankara, Antalya, Çanakkale, Izmir, Bodrum, Konya, Kusadasi e Hatay. Uma viagem de Istambul para Ankara por exemplo, dura cerca de 06 horas.

O site possui possui opção turco/inglês e não é complicado fazer uma reserva e pagar com cartão de crédito internacional. Basta clicar em My Tickets e irá cair nesta página aqui. Então seu eu decidi viajar para Ankara de Istambul, eu posso seguir de Ankara para Nevsehir ou Kayseri pela Ulusoy. 

Fiz uma simulação para compra de um bilhete de Istambul para Ankara e abriu uma nova página com os horários disponíveis aqui com os valores das tarifas de acordo com os serviços tipo comum, excutivo ou vip. Os ônibus com assentos disponíveis aparece em laranja escrito Seç e os vendidos dolu em azul. Escolhi viajar no ônibus da 15:00hs e outra página foi aberta aqui, onde é possível escolher o assento no busão. 

Notei que os assentos possuem cores especificas, na cor cinza são os já vendido, na cor verde os disponíveis para todos,  cor de rosa para mulheres e a azuis para os homens. Nunca tinha visto uma coisa assim nem na Síria, assento para homem, assento para mulheres. Deve ser para mulheres viajando sozinha evitarem o assédio, como aconteceu com uma jogadora de volleyball turca que foi abusada dentro de um ônibus porque estava vestindo shorts e o cara atacou a moça! Fizeram até protestos por causa disso. Sério, se o Ahmed não viajar comigo ou uma amiga, eu vou reserva esses assentos para mulheres!!!! Vai que no  ônibus noturno um tiozãoAhmed vai ou não viajar comigo.

Para terminar com a Ulusoy vai uma fotinhas que eu peguei na web e achei os ônibus mais bonitos e parecem serem mais confortáveis que os brasileiros.

O embarque em Istambul é feito no Terminal Rodoviário Büyük Otogar.

A Ulusoy também opera em linhas nos países vizinhos mas como eu não vou sair da Turquia por ônibus eu não aprofundei no assunto.



Metro Turizm

 A empresa Metro Turizm atua em várias cidades turcas e também em rotas internacionais. Partindo de Istambul dos Terminais Rodoviários Büyük Otagan, Harem e Bayrampas, com destino aos lugares turísticos mais procurados pelos estrangeiros e também pelos turcos.

As principais cidades atendidas pela Metro são: Ankara, Antalya, Avanos, Bodrum, Bursa, Çanakkale, Denizle, Goreme, Izmir, Kayseri, Konya, Nevsehir, Selçuk e Ürgup.

Assim como fiz uma " testadinha" no site da Metro Turism aqui, que também possui a versão em inglês para o site. A Turquia possui mais facilidades para o turista estrangeiro que o Brasil. Não consigo me lembrar de nenhuma empesa de ônibus nacional possuir versão em inglês para suas paginas na Internet!

Navegando pelo site, escolhi a opção de viajar de Istambul para Nevsehir na Capadócia, dia 19 de Agosto de 2012, mas não funcionou nem na versão inglês nem na versão em turco! Bola fora para a Metro, mas pode ser meu laptop que ultimamente escolhe os sites que deseja abrir! Do que adianta ter um site bonito mas que não funciona!

Os ônibus contam com serviço de bordo, wi-fi, Rádio FM, plug USB para os sistemas de entertrenimento. Existem também as opções de ônibus convencional, executivo e double.






Pamukkale  Seyahat Turizm


Outra empresa que também faz várias rotas, e que são muito procuradas por turistas estrangeiros e pelos turcos também. A principal rota claro é para o lugar que leva o nome da empresa Pamukkale, o castelo de algodão turco. O embarque em Istambul é feito no Terminal Büyük Otogar.

Pamukkale é sem duvida, uns dos lugares mais visitados por conta de suas piscinas aquecidas em formado peculiar. As piscinas em rocha calcária foram formadas durantes milhares de anos da água infiltrando nas rochas e construindo as belas piscinas brancas.

Além da encantadora Pamukkale, a empresa também atua em outras cidades como: Ankara, Antalya, Bodrum, Bursa, Kusadasi, Izmir entre outras.

O site da Pamukkale aqui não possui versão em inglês .... mas é simples a navegação mesmo para quem não fala turco. Eu não falo turco, sei somente o básico .... mas não é difícil, basta seguir a lógica que dará certo.
Kalkis = Origem
Varis = Destino
Tarih = Tarifa
Sefer Sorgulama ou Bilet Satin  Al +- Reservar ou Comprar.

Escolhi Sefer Sorgulama veja aqui e abriu essa janela com as opções aqui de preço e serviços. Se escolher Bilet Satin Al vai aqui , ao escolher um horário para viajar vai aparecer a opção de escolher o assento, notei que a opção de assento por sexo também existe na Pamukkale. O que anda acontecendo nos ônibus para as mulheres ficarem tão receosas? Na Síria eu não vi disso não, e a Turquia gosta de dizer que é moderna!.



Varan Turizm


A Varan conta com muitas rotas de viagens para seus clientes e para mais conforto para seus passageiros, a empresa possui 03 pontos de embarque: Büyük Otogar, Çaglayan (Taskim Square) e Atasehir (no lado asiático).

As principais rotas realizadas pela Varan são para as seguintes cidades: Adana, Ankara, Antalya, Bodrum, Denizli, Izmir, Kusadasi. Além de rotas internacionais e principalmnete para Grécia.

O site não possui versão em inglês mas não é tão difícil navegar pelo site em turco, veja o exemplo do site da empresa anterior. Para acessar a pagina clique aqui






Nevsehir Seyahat


Pelas minhas pesquisas a Nevsehir Seyahat é a melhor opção para quem deseja viajar de ônibus, partindo de Istambul com destino a região da Capadócia.

Eu descobri esta empresa através de uma revista chamada Viagem e Turismo de Maio de 2010, que trazia um especial sobre Turquia, com dicas para visitar Istambul, Capadócia e Safranbolu. Na verdade esta revista foi um achado especial que comprei na fila do caixa da Sendas aqui na minha cidade e me chamou atenção por tinha um mini guia excelente sobre a Turquia e outro muito bom sobre Buenos Aires.

A Nevsehir te leva de Istambul para praticamente todas as cidades da Capadócia. Para quem não sabe Capadócia é uma região que existe desde o Império Romano do Oriente, e suas cidades mais visitadas e cobertas pelas Nevsehir são: Nevsehir, Kayseri, Ürgüp, Üçhisar, Göreme, Avanos, Aksaray, Ortahi e Acigol.

O site também não tem versão em inglês mas nada que o google tradutor não possa resolver. Quem desejar visitar a pagina da Nevsehir basta clicar aqui .




 Espero que post possa servir de ajuda para aqueles que assim como eu, esteja na fase de planejamento de uma viagem a Turquia e queira cruzar aquelas terras de busão ou pelo menos parte da viagem em ônibus.

Para quem tiver interesse, este site aqui me ajudou bastante.

Espero que gostem e deixem comentários !

Selam !



Reações:

20 comentários:

  1. Olá Boa Tarde
    Vim dar uma passadinha para dizer que adoro o seu blog, E quero deixar registrado que amo essa cultura. Alguns dias atrás tive que fazer um trabalho de faculdade sobre essa cultura e o seu blog me ajudou muito. sou sua fã
    mil beijos
    omundodalea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. OIII eu gosto muito do seu blog, é uma viagem ao oriente mesmo, rsrsrs bjsss

    ResponderExcluir
  3. Salam Wanderlea !

    Fico feliz em saber que o blog te ajudou de alguma forma e seja bem-vinda sempre!
    Sempre amei o Oriente Médio e a Turquia é mágica !

    Bauce

    ResponderExcluir
  4. Salam Erica !

    Obrigada pelos elogios e seja sempre bem-vinda !

    Bauce

    ResponderExcluir
  5. Salam, Andreia! Que chick, moça!!!

    Achei super criativo o seu ônibus vermelho! Lindo!
    Está sumida, visite-me um dia desses, opinando ou comentando, ficarei contente com sua visita.
    Conhece Yusuf Islam? Há um video dele lá no momento.
    E a novela da Gloria, sai ou não sai? Alguma novidade?

    Bauce:)

    ResponderExcluir
  6. Salam Andréia,,
    Andei meia que sumida graças a minha escola, olha eu to considerando a ideia de me esconder dentro da sua mala e viajar com você, sabe como é né, essas pessoas que viajam pra Turquia e nem leva os outros né.
    Beijooos e Abraços :D

    ResponderExcluir
  7. Salam Denise !

    O ônibus ficou bonitinho e vermelho combina com a Turquia e tal.
    Não estou sumida por querer, o problema são as manutenções que Oi anda fazendo e que tem deixado o Velox fora do ar direto.
    Não estou nem conseguindo atualizar o blog com muita frequência !
    A novela sobre a Turquia acho que só em Novembro mesmo !
    Ainda vai demorar !
    Bauce

    ResponderExcluir
  8. Salam Báàh !

    Olha se vc for mesmo me avisa para poder comprar um mala maior para vc viajar mais confortavel pela Turquia.
    A parte ruim é que vc não vai ver as belezas naturais nem os turcos bonitões !
    Some não menina !

    Bauce

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que abri o seu blog.Decidi que posso sair de goreme e ir até kusadasi, ficar dois dias e depois ir para Izmir de ônibus porque sao bastante confortáveis.
    Vc sabe qual cia de ônibus vai de Izmir para Cesme ? Depois em cesme pretendo pegar um barco para Chios e de lá um voo até Atenas. Foi a maneira que achei para sair da Turquia e ir para a Grécia. Grata pelo seu blog. Rosangela

    ResponderExcluir
  10. Olá! Não consigo comprar passagens nessas empresas com cartão de crédito brasileiro. O que pode estar acontecendo? O meu cartão está desbloqueado. Agradeço se puder ajudar! Octávio

    ResponderExcluir
  11. Olá! Não consigo comprar passagens nessas empresas com cartão de crédito. O que pode estar acontecendo? Meu cartão é brasileiro e está desbloqueado. Agradeço se puder ajudar. Octávio

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não consigo comprar passagens nessas empresas com cartão de crédito. O que pode estar acontecendo? Meu cartão é brasileiro e está desbloqueado. Agradeço se puder ajudar. Octávio

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Para fazer compras em sites do exterior tem que ser cartões internacionais.
    Entre em contato com sua operadora de cartão ou com o sac da empresa para ver o que pode estar ocorrendo para não finalizar a compra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. O meu cartão é internacional do ITAU, mas nao sou correntista, em alguns sites não consigo comprar porque eles me pedem um código do banco. Já fui ao banco e não sabem o que acontece. Entrei em contato com operadora dos cartões que me falou ser problema da bandeira. Entrei em contato com a Bandeira Master e Visa e eles falara
    m que não interferem na compra.Então quem não autoriza?

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Eu utilizei meus cartões de crédito sem problemas no Oriente Médio, inclusive usei o do Itau para comprar uma passagem no site da Turkish Airlines e foi aprovado.
    Fis compras e saques com os cartões sem problemas.
    A unica coisa que fiz foi solicitar a liberação do cartão para ser usado no exterior. Mesmo os internacionais, gold e platinum precisam ser autorizados.
    Eu sei que cada banco tem um codigo internacional para ser usado em remessas do exterior.
    Mas é quando se manda dinheiro por remessa e não para cartão de credito.

    ResponderExcluir
  16. Andreia, vc ja comprou suas passagens?
    Quero fazer Dalaman-Antalya-Pamukkale-Goreme-Istambul
    mas tou achando mto dificil comprar sozinha aqui pela internet! Estou pensando em resolver com agencia mesmo ou lá!

    ResponderExcluir
  17. Andreia, vc ja comprou suas passagens?
    Quero fazer Dalaman-Antalya-Pamukkale-Goreme-Istambul
    mas tou achando mto dificil comprar sozinha aqui pela internet! Estou pensando em resolver com agencia mesmo ou lá!

    ResponderExcluir
  18. Olá Tinoka!

    Ainda não comprei as passagens, porque estou esperando meu amigo tirar o passaporte dele.
    Sobre os trechos tente colocando as cidades proximas que possuem aeroportos.

    Goreme - pesquise kayseri
    pamukkale - pesquise Denizli
    Dalaman - pesquise Bodrum
    Antalya - Antalya
    Istambul - Istambul

    Espero que de certo agora !

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Dicas mais do que boa! Estou indo pra Turquia em julho deste ano, e seu blog ainda vai me ajudar muito! =)

    ResponderExcluir
  20. Obrigada!
    Aproveite a viagem, a Turquia é lindíssima!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!