Diario de Viagem a Turquia 2013 - Grand Bazar, Bazar Egipcio, Tunnel e Istklal Cadesi


Diario de Viagem a Turquia 2013 - Grand Bazar, Bazar Egípcio, Tunnel e Istklal Cadesi

Este é o penúltimo relato sobre a viagem a Turquia e Qatar. Hoje é 1º de Janeiro de 2014 e faltam exatos 10 meses para as minhas próximas férias. O destino ainda não escolhi, durante os próximos meses vou estudar para qual país irei viajar. Há grandes chances de ser para a Turquia de novo! Mas no decorrer do ano, vou conseguir decidir para onde ir.

Foi mais um dia corridos em terras otomanas. Logo cedo fomos para o Grand Bazar onde passamos horas andando por suas vielas. Apesar de ser um lugar caro para comprar lembranças e artigos, passear pelo Grand Bazar é como voltar no tempo dos sultões! Centenas de lojas divididas por setores. Corredores com joalherias, lojas de especiarias, de luminárias, de tapetes e tudo mais que se puder imaginar pelo triplo do preço de outros lugares em Istambul. Só para ter uma idéia, um simples chaveiro que no Grand Bazar custa 5 TL, se pode achar por até 1TL no Bazar das Especiarias ou em camelôs espalhados pela cidade! Viu só a diferença!?

Como o Grand Bazar é enorme, farei um post sobre ele separado. Demos uma pausa no Grand Bazar em fomos comer no Mc Donalds de Sultanahmet. Comemos o velho e conhecido Big Macn e voltamos para o Grand Bazar ladeira acima. Mas apesar do preço mais salgado acabei comprando camisetas, pashimina, jóias, chaveiros, enfeites de parede, bolsa de tecido, um nargile, porta-moedas e outras coisinhas mais !!!








Depois das compras pegamos o Tramway e descemos na Estação Kabatas e de lá pegamos o bonde para Taksim e fomos para o hotel. Guardamos as compras e saímos de novo, fomos para o Bazar das Especiarias. O local também é conhecido como Bazar Egípcio e fica em Eminonu, praticamento ao lado da Mesquita Nova. O Bazar Egípcio é bem mais simples que o Grand Bazar e bem mais barato.

O forte do mercado é mesmo as especiarias mas também pode encontrar chaveiros, tulipinhas de chá, delicias turcas, bijuterias, pasheminas, nargiles, pratos de cerâmica, luminárias, sabonetes artesanais, chás turcos, lenços e trajes de belly dance. Apesar de ser mais pobrinho que o primo rico Grand Bazar, o passeio vale muito a pena e os artigos são bem mais baratos que o Grand Bazar.








Saímos do mercado com ele praticamente fechado e fomos passear pelo cais de Eminonu e ficamos olhando a ponte que liga o ocidente ao Oriente que mudar de cor. Depois seguimos a pé pela Ponte Gálata e saímos em Karakoy de onde observamos o Chifre de Ouro. Mas antes demos uma paradinha no nosso restaurante preferido na Ponte Gálata e tomamos um refrigerante e comemos um peixinho!! Em seguida fomos para a Estação Tunnel de onde pegamos o bonde para a Istiklal Cadesi.

Curti muito andar no bonde antigo. Ele é vermelho e tem quase 140 anos! Na verdade no bonde estava escrito 138. O bondinho é bem diferente do bonde moderno que liga a Estação Kabatas a Estação Taksim. Ambos são bondes subterrâneos! É muito rápido o trajeto entre Tunnel e Istiklal Cadesi mas é muito legal mesmo!!!







Após soltarmos do charmoso bondinho da Estação Tunnel, chegamos na famosa Istiklal Cadesi com sua iluminação que lembra a época natalina. A avenida é conhecida por contas das suas lojas, restaurantes e as boates, inclusive boates GLS! A avenida sempre lotada de turistas e turcos é parada obrigatória em Istambul. A avenida se estende desde a Estação Tunnel até a Praça Taksim no bairro Beyoglu!

Na avenida Istiklal Cadesi fomos comprar maquiagem na loja Flomar, que é uma marca de make turca. A Flomar é muito boa e semelhante aos produtos Boticário. Comprei corretivo, lápis de olhos super preto e branco. Queria comprar também as paletas de sombras e me arrependi de não ter comprado!

Da loja da Flomar fomos para uma loja de música e pela primeira vez na vida, fui em uma loja que tinha CDs do Tarkan para vender. Comprei os álbuns que mais queria como o Dudu e também comprei o álbum do cantor turco Soner Sarikabadayi. O cantor turco carequinha que conquistou me coração !!!!

Na Istikla Cadesi também tem lojas famosas como Zara, Sephora, Mango e a turca Mavi.Também as  lanchonetes  Burguer King, KFC, bancos, casas de cambio. Além das compras e das baladas a noite, a Istiklal tem o Bonde Nostálgico, vermelhinho que cruza a avenida de ponta a ponta e é muito disputado pelos turistas!










O penúltimo dia em Istambul foi corrido, cansativo mas foi também foi maravilhoso! Adorei muito essa viagem e mal posso esperar para repetir a dose !

Espero que tenham gostado deste relato e Feliz 2014 para todos vocês!

Beijos !!!


You May Also Like

2 comentários.

  1. Ufa, só pela quantidade de fotos dá pra perceber quanta coisa tem pra ver por lá! rsrsrs
    Não tem como ficar entediado na Turquia! Impossível!

    ResponderExcluir
  2. Olá Andressa!

    Istambul tem muita coisa para se ver! Muita mesmo!
    Aquela cidade é incrivel e tem atrações para todos os gostos!

    Abraços !!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!