A Primeira Viagem Ao Oriente Médio A Gente Nunca Esquece

A Primeira Viagem Ao Oriente Médio A Gente Nunca Esquece

Hoje dia 11 de Fevereiro completam exatos 04 anos que eu pisei pela primeira vez no Oriente Médio. Parece que foi ontem! Parece que ainda estou em 2010. Foi pela primeira que viajei de avião. Que fiz uma viagem internacional e foi a primeira vez que eu me encontrei como a minha grande paixão! Não! Não estou me referindo ao meu ex habibi que fui encontrar! Estou falando da Síria! Oh! Minha Amada Síria!

Como tempo passou rápido! Parece que ainda estou organizando a viagem. Comprando passagens, reservando hotéis, tirando visto, comprando mala AND procurando roupas de inverno que nem uma louca em pleno verão uma semana antes do Carnaval de 2010.

A Caminho de Damasco eu estava e a encontrei numa noite fria de inverno. Nosso primeiro encontro, eu estava receosa, mas Damasco me conquistou de uma forma, que nem posso explicar! Ainda lembro como eu estava amedrontada lá no Aeroporto de Istambul, enquanto aguardava meu voo para Damasco. Quando anunciaram meu voo, senti meu coração gelar! Estava viajando para encontrar o ex habibi e sentia medo! Medo de me perder! Medo de tudo! Bobagem minha!

A viagem foi muito tranquila em todos os sentidos. Conheci pessoas legais e amigáveis! Os sírios em geral são pessoas receptivas e amigáveis! Eram muito prestativos mesmo quando não falavam inglês! A única queixa foi contra as mulheres jovens! Elas não eram nada receptivas e me fuzilavam com os olhos principalmente quando eu estava de mãos dadas com o ex habibi.

Mas eu nunca dei muito cartaz para as recalcadas! As mulheres mais velhas ou adolescentes eram bem mais amigáveis! As mulheres sírias são bem moderninhas e grande parte delas não usavam hejab e quando usavam, minha filha era hejab na cabeça, com decotão e calça colada!
 

O que eu mais gostei em Damasco, foi aquela sensação de tranquilidade. De poder sair de madrugada e não correr nenhum risco. Lembro que as famílias faziam picnic nas praças e na beira da estrada, tipo as duas horas da matina. Gostava de poder comer boa comida com preços camaradas. Saudade dos doces maravilhosos!

Saudade de poder ouvir música árabe ao vivo no meu café favorito em Damasco. Saudade dos shows de dabke! Saudade de poder andar pelos becos e ruelas do Bab Touma na Old City. Saudade de olhar por todos os cantos da cidade e enxergar a Qasion Mountain! Tenho saudades de tantas coisas! O que me dói mais não é a saudade mas sim não poder voltar lá de novo. Pelo menos enquanto as coisas não voltarem ao normal. O país está em guerra há quase 03 anos! E infelizmente a Síria que conheci ... praticamente não existe mais!!!

Sinto saudade daquele cheiro adocicado presente no ar. Cheiro dos arguiles e chás. Saudade de ver os sírios sentados na porta de casa, tomando chá e fumando um bom shisha sem preocupação alguma. Sinto saudade de ouvir todo mundo dizer "Assalam Waleikum" para mim o tempo todo. De pararem nas ruas e perguntar de onde eu era, e ficarem surpresos e contente ao responder que era brasileira. Os sírios gostavam muito do Brasil, as bandeiras e camisas do Brasil eram vistas por toda parte.

Além da Síria nesta viagem eu também visitei Istambul e passei por Dakkar no Senegal também !!!
Foram muitas emoções para o meu coração naqueles dias! Mas não me arrependo de nada e se pudesse voltar no tempo, faria tudo de novo!!!

E você querido leitor, como foi sua primeira viagem ao Oriente ou como acha que será?

Algumas lembranças de Damasco





 



















Salam !

You May Also Like

5 comentários.

  1. Ainda não viajei pro Oriente... :(
    Acho q vou me emocionar, a ponto de chorar ou ficar com os olhos cheios de lágrimas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lu!

    Quando fizer a sua primeira viagem ao Oriente Médio irá sentir algo como eu senti há quatros anos atrás!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que tocante todas estas lembranças, Andreia! Nem imagino a emoção e o pesar que vc sente por alguns lugares que visitou possivelmente nao existirem mais..., pelas pessoas que conheceu sofrerem... todos nós lamentamos por conta da guerra... Esperemos que a situação na Síria se resolva o quanto antes... É um dos países da minha lista de viagens ao oriente próximo! Quero pegar mais dicas com vc posteriormente! um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Bluuu, eu nem gosto de ficar lembrando, porque me deixa muito triste e eu não posso fazer nada pra ajudar a não ser orar.
    Sinto muito por querer voltar e não poder!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!