Fui me Qatar em Doha



Em Setembro de 2013 fui passar férias na Turquia e fiz duas pequenas paradas no Qatar nas viagens de ida e volta para o Brasil. O Qatar não era uma das minhas prioridades em termos de Oriente Médio. Foi minha primeira estada no Golfo Pérsico, em um dos países ricos das Arabias !

Quase todo mundo que vai a Doha faz um post com este trocadilho, fui me Qatar e outras variações. Eu lembro que no falecido Orkut, lá em 2005/2006 as pessoas costumavam colocar no perfil a frase vai se Catar no perfil. Quem nunca ouviu um "vai se catar" na vida?

O Qatar foi uma grata surpresa, é como uma primo rico de Dubai, mas o money vem do gás natural e não do ouro negro, mais conhecido como petróleo. É uma terra em construção, canteiros de obras por toda parte e uma multidão de estrangeiros trabalhando para erguer um país no meio do deserto.

Antes de embarcar rumo ao Qatar, eu pesquisei o máximo possivel. Em vários blogs eu ví que existia um certo preconceito em relação a população local, seus costumes e especialmente sobre as mulheres e seus trajes negros. Tentei não me influenciar negativamente e fui de coração e mente abertos para conhecer o Qatar e entender melhor aquele pedacinho do Oriente Médio!

A população nativa catari é muito pequena, a grande massa é de trabalhadores estrangeiros, especialmente da Asia. São indianos, paquistaneses, filipinos, bangladeshers que trabalham duro nos canteiros de obras em condições análogas a escravidão. Falarei sobre isto em um post especial.

A cor do mar é maravilhosa, um verde lindo. Mas o calor é infernal seja de dia seja de noite. Fui em Setembro, já no final do verão. Imagina no alto verão de Junho a Agosto? A West Bay e seus edifícios futuristas, a Corniche, os barcos de madeira com seu aspecto medieval e os prédios em estilo bem arabico em tons de bege são magníficos!

Com certeza devo voltar em 2016 ou 2017 com uma viagem combinada com Irã, pois os países são próximos, separados pelas águas do Golfo Pérsico. Viajando pela Qatar Airways, farei uma parada de 3,4 dias antes de seguir viagem para o Irã.
 

Salam

You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!